4.5.05

Uma questão de educação

Roubar idéias é crime mas copiar projetos já em andamento é a prova de que o seu real autor estava certo e, mais do que isso, o desejo deste em ver o fruto de seu trabalho rendendo por novos campos de atuação.

Espero que este Blog sirva não só como passa-tempo para os leitores mas também, e principalmente, como fonte de idéias para novos processos de evolução.


UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
João Victor Guedes
Informar e ao mesmo tempo criar um espirito empreendedor em toda a juventude sem denotar opções ideológicas para não depreciar todo o método de ensino. Não bastasse a grande dificuldade que é fazer parte do Sistema Educacional, no Brasil ainda passamos por um dilema ainda mais complicado: da onde tirar recursos para tal e como emprega-los?
Uma nação economicamente fraca, se levarmos em consideração a distribuição de renda e a autonomia do governo em destinar recursos, e uma população extremamente grande e educacionalmente restrita. É a situação em que nos encontramos há decadas e por mais que sejam criadas novas bolsas de incentivo ao estudo nenhum resultado significativo é encontrado.
Desta forma percebemos que a solução não é tão facil de se atingir como demonstram campanhas políticas milionárias e que, mais do que uma proposta de Governo, é necessária uma proposta de nação. Uma nação que invista na educação desde o ínicio, começando pelo Ensino Fundamental, evoluindo pelo Ensino Médio e, após o Superior se continuem os incentivos para futuras especializações. São no mínimo quinze anos para uma efetiva mudança. Três mandatos. Mas nações como a Coréia do Sul já demonstraram que tais evoluções são possíveis e representam resultados concretos.
Mais do que isso, na ausência de recursos governamentais, precisamos do incentivo a partipação do setor privado na educação. Este, o mais interessado na evolução educacional, terá o resultado de seus investimentos através da maximização de sua produção, com melhor mão-de-obra e, consequentemente, avanço significativo nas vendas pelo desenvolvimento do mercado consumidor.
Cabe ao Governo, a população civil e aos políticos proporcionar esta evolução. Cada um com suas disponibilidades, cada um na sua área, com certeza será possivel mobilizar a população para este novo projeto de nação.

2 comentários:

  1. Anônimo11:31 PM

    Putz... bom queria saber ridigir um texto assim como vc...
    Eu sou uma ameba pra escrever iahuahauha
    Ficou bem legal... ta de parabéns!
    Flw!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:35 PM

    Já te disse q vc escreve bem né? Gostei muito dos seus artigos (li td viu!)... Sabe do q o Brasil precisa mesmo? Mais João Victors... pessoas cheias de idéias práticas! Algumas pessoas ficam tão preocupadas em criticar o Estado e acabam esquecendo q a situação da educação, do desemprego, da falta de mão-de-obra qualificada (mesmo) ñ precisa ser só responsabilidade do Governo... Ah, ñ vou ficar comentando td aki! Td o q vc escreveu é mt interessante! E por concordar, vou acabar repitindo as mesmas idéias... É isso! Vai colocando mais aí q às vezes dá pra gente dar uma "discutidinha"... Bjão!

    ResponderExcluir