15.5.05

Falando em Economia II

Falando em Economia II
João Victor Guedes
A famosa taxa de juros. Aquela que sempre é manchete nos jornais de maior circulação de qualquer país, que tanto reflete os níveis de crescimento do país e do andamento da bolsa de valores. Mais do que isso: aquela que sempre deixa a população desorientada por não imaginar como estes números podem significar algo em sua vida.
Resumidamente, pode ser dito que a Taxa de Juros reflete a dificuldade com que o empresário obtem crédito para financiar investimentos na expansão de sua capacidade produtiva, ou seja, aumentar sua empresa. Quanto mais alta esta taxa, mais complicada fica a obtenção de recursos para o setor empresarial, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
Tal dificuldade, por sua vez, é transportada para o crescimento da industria nacional e, consequentemente, sobre a política de criação de novos empregos. Se a Taxa de Juros está alta, em geral a capacidade produtiva se mantém (ou se contrai) e, então, o desemprego se mantém no mesmo nível. Quando a Taxa de Juros cai, o empresário tem maior facilidade para financiar sua expansão e, assim, mais pessoas são contratadas.
Levando apenas por este ponto seria extremamente facil definir que com a Taxa de Juros todo os setores ganham. Mas, aprofundando mais no assunto, perceberemos um grave e potencial problema: a inflação de demanda.
Esta, gerada por um acelerado aumento nas compras não acompanhado pelo avanço da capacidade produtiva faz com que os produtores elevem seus preços para evitar a ausência de estoque. Acontece, exatamente, quando existe uma brusca redução no desemprego, gerada, geralmente, por grandes baixas na Taxa de Juros ou sua manutenção em níveis mais baixos do que o mercado está preparado para suportar.
Assim podemos perceber que com a Taxa de Juros não se pode nem manter um nível baixo, evitando a inflação, nem um nível alto, evitando o desemprego. Outro ponto a ser lembrado é que, em Economia, o laboratório para a analise dos efeitos provocados pelas alterações "numéricas" é a população, sendo extremamente complicado determinar o nível exato e perfeito da Taxa de Juros, até mesmo porque cada Governo possui intenções diferentes frente a população.
Em caráter informativo, é possível citar a Taxa de Juros americana, que está por volta de 3,5%; e a brasileira, em média de 19,5%. Mais uma vez fica a cargo do leitor formar sua opinião sobre esta e, assim, avaliar as políticas governamentais.

2 comentários:

  1. Pergunta, e a relação da taxa de juros com a dívida do governo federal e o seu gigantismo?? Não é isso que causa ou determina o seu valor?

    p.s: bem vindo ao web ring!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:31 PM

    João Victor,
    Receba meus parabéns pelo Blog e mais ainda pelos artigos, vc bem disse ai que os juros são assuntos que não saem das manchetes e com certeza naum ha ninguem mlehor q vc pára falar desse assunto.Muito bom issu aqui viu
    Abraços do amigo baiano,
    Tamyr Mota

    ResponderExcluir