Tabagismo e Liberdade
João Victor Guedes
Hoje, dia 31 de maio, se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco. Notícias em jornais, passeatas nas ruas e, enquanto isso, nos cofres públicos, a indústria do fumo é uma das que mais contribui anualmente com o pagamento de impostos.
Seja no primeiro setor, com a plantação de tabaco, no segundo, com a produção do cigarro - e outros produtos do gênero - e, no terceiro, com a venda dos derivados do tabaco. Gerando impostos, criando empregos, estimulando o mercado e, no final, provocando doenças irreversíveis, vícios e, conseqüentemente, gastos na área da saúde e publicidade - com propagandas contra o fumo.
As receitas com a exploração do fumo são suficientes para se cobrir os gastos? Provavelmente são. Mas ainda ficam os danos à saúde - e nisso incluso a dependência.
É questão de responsabilidade e escolha individual. Ninguém é obrigado a largar o fumo, muito menos a fumar. Cada um é livre para escolher o que fazer dentro das informações que recebe diariamente.
Proibir seria não só um crime contra a liberdade mas também um ato falho, provado pela Lei Seca - no início do século passado nos EUA - e pelas demais drogas proibidas no Brasil. O consumo se manteve - e muitas vezes se multiplicou -, as receitas com impostos caíram significativamente, a indústria reduziu suas atividades, o desemprego aumentou e, no fim, foi estimulado o mercado negro destes produtos, diretamente ligado a violência social.
No caso, o papel do Governo deve ser o de informar o cidadão sobre os benefícios e males que cada produto representa para que este possa decidir o que deseja ou não. Em tempos como os que vivemos devemos prezar, ao máximo, pela liberdade e responsabilidade individual, independente dos problemas que isso possa causar.
Ahhhh sim..de tanto vc fala na minha cabeca pra vir aki..eu vim...e cheguei justamente na parte do tabagismo...huauahuahua..tinha ki ler issu, né?
ResponderExcluirohhh primu...huahuauha..tah bom. naum vo fala nada.. mais é como vc falou, "É questão de responsabilidade e escolha individual"...intaum vc para de apagar todos os meus cigarros!!! huauhahuahuahuahu =p
mais agora..falando do teu blog... tah muito foda...mesmo... mesmo..gostei..achei legal..principalmente kando vc fala de política...é interessante v como vc gostah..é necessario ter jovens assim..é bom ki substituem os ki naum gostaum como eu..rsss
outra coisa...vc escreve muito bem..me ensinah?? =p
rendeu, né?
mais é issu..bijim pro c primuuu!!!
fui
Oiii
ResponderExcluirmto bom isso que vc escreveu...
sou super contra isso... ateh pq detesto cigarro... apesar de contribuir em alguns setores prejudica mto na saude d quem fuma... como diz no texto.
vc como sempre mandando super bem no que escreve... hehehe... parabéns!!! =]
te adoro mtao ... bjkas !!!