16.5.05

Falando em Economia III

Respondendo a pergunta do Julio Belmonte:

Atrelados a Taxa de Juros estão os Titulos do Governo Federal (como as LTN, por exemplo). Estas representam a dívida interna do país, são compradas pela população e re-compradas pelo Governo após um período pré-determinado tendo sido adicionado a porcentagem referente a Taxa de Juros.
Uma forma de "empréstimo interno" feito pela própria população.

Então, quanto mais elevadas elas estão, mais o país pagará para "quita-las".

Espero mais comentários, críticas, duvidas e sugestões! Fiquem a vontade, o BLOG é de todos.


FALANDO EM ECONOMIA III
João Victor Guedes

O salário e os preços dos produtos. Relação extremamente complicada, que afeta não só o trabalhador mas também a classe empresarial, interessada em vender cada vez mais. Relação que forma o Poder de Compra.

Se o salário aumenta, o poder de compra é elevado. Caso se reduza, o mesmo acontecerá com o poder de compra. Fato óbvio para toda a população mas que deixa economistas sem dormir por diversas noites, afim de achar a medida perfeita para se determinar salários mínimos necessários para a sobrevivência do cidadão e que, além de influenciar nos gastos das empresas, não elevem os níveis de preços.

Sobre o preço, é possível dizer que este é o resultado do somatório de todos os gastos da empresa para a produção do bem, incluindo-se o lucro e, após estes calculos, variado a partir da demanda da população por este produto.

Assim se percebe a ligação direta entre os níveis de preço e o salário: quando o poder de compra sobe, mais produtos são comprados - aumentando a demanda por estes - e, assim, os preços são elevados. Tal elevação de preços é conhecida por Inflação.

Uma variável, nestes casos, seria o aumento da capacidade produtiva que, colocando mais bens de consumo no mercado, deixaria a oferta e a demanda em níveis semelhantes não sendo necessária a elevação dos preços. Infelizmente, tal variável é bem mais complicada de se implantar e, no cenário brasileiro, onde investimentos nesse setor são mínimos, se transforma em algo praticamente inviável para a maior parte dos empresários.

Por tais motivos é extremamente complicada a implementação do poder de compra da população, uma vez que esta requere também gastos na elevação da capacidade produtiva para que se evite a alta na inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário