31.5.05

Tabagismo e Liberdade

Tabagismo e Liberdade

João Victor Guedes

Hoje, dia 31 de maio, se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco. Notícias em jornais, passeatas nas ruas e, enquanto isso, nos cofres públicos, a indústria do fumo é uma das que mais contribui anualmente com o pagamento de impostos.

Seja no primeiro setor, com a plantação de tabaco, no segundo, com a produção do cigarro - e outros produtos do gênero - e, no terceiro, com a venda dos derivados do tabaco. Gerando impostos, criando empregos, estimulando o mercado e, no final, provocando doenças irreversíveis, vícios e, conseqüentemente, gastos na área da saúde e publicidade - com propagandas contra o fumo.

As receitas com a exploração do fumo são suficientes para se cobrir os gastos? Provavelmente são. Mas ainda ficam os danos à saúde - e nisso incluso a dependência.

É questão de responsabilidade e escolha individual. Ninguém é obrigado a largar o fumo, muito menos a fumar. Cada um é livre para escolher o que fazer dentro das informações que recebe diariamente.

Proibir seria não só um crime contra a liberdade mas também um ato falho, provado pela Lei Seca - no início do século passado nos EUA - e pelas demais drogas proibidas no Brasil. O consumo se manteve - e muitas vezes se multiplicou -, as receitas com impostos caíram significativamente, a indústria reduziu suas atividades, o desemprego aumentou e, no fim, foi estimulado o mercado negro destes produtos, diretamente ligado a violência social.

No caso, o papel do Governo deve ser o de informar o cidadão sobre os benefícios e males que cada produto representa para que este possa decidir o que deseja ou não. Em tempos como os que vivemos devemos prezar, ao máximo, pela liberdade e responsabilidade individual, independente dos problemas que isso possa causar.

2 comentários:

  1. Anônimo2:20 PM

    Ahhhh sim..de tanto vc fala na minha cabeca pra vir aki..eu vim...e cheguei justamente na parte do tabagismo...huauahuahua..tinha ki ler issu, né?

    ohhh primu...huahuauha..tah bom. naum vo fala nada.. mais é como vc falou, "É questão de responsabilidade e escolha individual"...intaum vc para de apagar todos os meus cigarros!!! huauhahuahuahuahu =p

    mais agora..falando do teu blog... tah muito foda...mesmo... mesmo..gostei..achei legal..principalmente kando vc fala de política...é interessante v como vc gostah..é necessario ter jovens assim..é bom ki substituem os ki naum gostaum como eu..rsss

    outra coisa...vc escreve muito bem..me ensinah?? =p

    rendeu, né?
    mais é issu..bijim pro c primuuu!!!
    fui

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:47 PM

    Oiii
    mto bom isso que vc escreveu...
    sou super contra isso... ateh pq detesto cigarro... apesar de contribuir em alguns setores prejudica mto na saude d quem fuma... como diz no texto.
    vc como sempre mandando super bem no que escreve... hehehe... parabéns!!! =]
    te adoro mtao ... bjkas !!!

    ResponderExcluir