24.5.05

Falando em Economia V

É com enorme alegria e satisfação que apresento a vocês artigo meu publicado no site do PFL Jovem.
Este, cujo título é "O jovem e a renovação", pode ser achado na página principal do site (
www.pfljovem.com.br) ou diretamente pelo link: http://www.pfljovem.com.br/artigo_iphan.asp?id=200551815530

Falando em Economia V
João Victor Guedes

A inteção inicial de qualquer empréstimo é financiar dívidas passadas ou o aumento da renda futura e, através deste aumento, poder, com a elevação do "lucro", pagar a "nova dívida". No caso do Empréstimo Pessoal tal aumento da renda se daria através da elevação do salário do trabalhador, ou pela criação da própria empresa (gerando novas rendas).

No entanto, no Brasil, o que vem sendo feito pelos Bancos de Crédito e, mal ou bem estimulado pelo Governo, é o financiamento de dívidas e necessidades de pessoas desempregradas ou de renda fixa através de tais empréstimos.

Podem ser tratados como exemplos os aposentados, cuja renda no máximo se elevará de acordo com a inflação, e os funcionários públicos que, devido a inoperância da gestão pública, dificilmente recebem aumentos. Como tais cidadãos poderão financiar o pagamento dos empréstimos no futuro se, no presente, precisaram destes para complementar sua renda?

É importante que o cidadão re-pense sua situação antes de se endividar e tente, pelo menos, fazer um planejamento de seus gastos, retirando o máximo de "excedente" possível, para evitar entrar em um caminho, sem volta, de endividamentos progressivos (para se pagar dívidas dos mêses anteriores).

O papel do Governo, no mínimo, seria instruir a população através de cursos e campanhas publicitárias sobre planejamento de renda. Fora isso vem as políticas de criação de empregos e aumentos salariais que, infelizmente, não serão implantados tão cedo.

4 comentários:

  1. Anônimo2:06 PM

    Porra mlk..tu tem esse sonho há tempos ein???POrra um dia tu consegue brother!!!!1Aí tu me coloca como senador lá em Brasília já é?????
    Porra serio msm que foi tu que escreveu isso???Nossa esse mlk tem futuro =-)!!!!
    Abços mlk!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:41 PM

    Parabéns João Victor candango, gostei muito do artigo "decepção" e "falando em economia II" vc é bastante claro e crítico, creio que isso seja o mais importante para um economista!! Parabéns novamente e te desejo cada vez mais sucesso, que é oq vai precisar!
    Smackk

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:20 AM

    olá político com princípios...
    com políticos assim, o Brasil vai longe

    tava falando com meus amigos hj e td mundo desacreditado, dizendo que se não entrarem na dança vão ser fudidos mesmo... não tem educação no meu país, não tem hospital, pq vou respeitar?
    e eu disse "e é assim sucessivamente... todo mundo pensando assim, por isso que ngm tem educação e hospital, todo mundo roba"


    ;P
    mas sei lá, eu falo falo mas idéias revolucionarias a essa altura são meio utópicas

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:47 PM

    Koeeee joao... po esse seu texto prova a tua capacidade de virar um politico, com certeza... Voce diz, ou melhor, expressa todas as suas certezas, e as vezes incertezas em simples palavras... isso ai brother, tu ta mandando muito bem... Grande abraço do teu brother, Fred.

    ResponderExcluir