Segundo a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, a iniciativa do prêmio é pioneira no mundo e pretende estimular ações e projetos que ajudem o Brasil a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e constituir um banco de práticas bem-sucedidas que sejam referência de política pública para a sociedade e os governos.
A partir dos 8 Objetivos deste programa da ONU estarei desenvolvendo algumas notas.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Objetivo 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
Objetivo 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
João Victor Guedes
A meta, neste caso, se refere a reduzir pela metade o número de pessoas que se encontram recebendo menos de US$1,00 (referente à calculo da ONU) por dia. Tal fato se daria pelo aumento da renda e emprego e resultaria na redução, também pela metade, a proporção das famílias que sofrem fome.
Percebe-se, a primeira vista, a forma inteligente como tal questão foi colocada: a intenção não é alimentar a população através de projetos sociais, mas sim dar condições para que estas, através de seu trabalho, possam comprar alimentos.
No caso brasileiro, o que se pode notar foi a propaganda política de Lula, em 2002, prometendo 10 milhões de empregos, o que sanaria tal necessidade de recursos por parte das famílias carentes contrastando com o ineficiente projeto social Fome Zero, em 2003.
Levando em conta o longo prazo dado para tal objetivo (1990 até 2015), e a conjuntura econômica nacional, seria interessante a realização de projetos referente ao estímulo a Bancos de Desenvolvimento (como o BDMG e o BNDES), a Fundos populares (como a Caixa Econômica) além de medidas macroeconômicas referentes à taxa de juros e redesconto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário