Minas. De olho em 2010: Tem surpresa chegando por aí no cenário mineiro. Dou 10 dias para a mídia anunciar algo - de peso - em relação a coligação do PSDB para o Governo do estado. Hélio Costa que abra os olhos.
Brasília. E o Castelão? I: Neste momento de crise dos poderes políticos é importante, antes de mais nada, dar uma bronca no eleitorado. Onde já se viu eleger deputado que, com o salário de policial, construiu um castelo pelo menos 15 anos de sua primeira eleição? E o pior: construiu em sua base eleitoral. Pior que isso é eleger deputado que foi expulso da polícia, depois de vários processos internos, por ter coagido um rapaz em público - no meio de uma festa - após se sentir enciumado por conta de sua esposa.
E o Castelão? II: Passada a bronca, falemos de um tal representante do povo mineiro. O deputado Edmar Moreira, hoje sem partido, soltou a lingua pra cima de ACM Neto (DEM-BA) e companhia. O motivo? Diz que está sendo perseguido quando é acusado pelos diversos processos da casa. A perseguição, segundo ele, tem motivo claro e não é de hoje: foi expulso do DEM logo depois que se candidatou, e venceu, de maneira independente a disputa pela vice-presidência da Câmara.
E o Castelão? III: Engraçado é o motivo da expulsão. Nada de crise ética por conta do deputado. Nada de histórico manchado. E nada de castelão. O negócio é perseguição mesmo. Tanta perseguição que ACM Neto nao quis perseguir sozinho. Se rejeitou a enviar relatório apenas como Corregedor e reuniu uma Comissão de 5 perseguidores, de diversos partidos, relatada por um perseguidor PTista e que teve seu texto aprovado de forma unânime.
E o Castelão? IV: Quem está de olho nisso tudo é o primeiro suplente da legenda e ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto Pereira (DEM-MG).
London. Por bem ou por mal I: A crise financeira parece não ter apenas impactos negativos. É o que diz a International Energy Agency (IEA) ao afirmar que o consumo global de energia terá uma queda total de 3,5% em 2009, sendo a sua primeira queda desde 1945. Nada de tão assustador, se formos levar em conta o que as expectativas do mercado já afirmavam, e, até pelo contrário, uma sinalização positiva para os alarmes ambientais.
Por bem ou por mal II: O caso interessante é o chinês que, mesmo com seu Governo anunciando crescimentos no PIB a cima dos 5% para este ano, vai fechar 2009 com um consumo energético 2% inferior a 2008. Ou as novas tecnologias ambientais estão em alta por lá ou....